Escada do sucesso

ESCADA DO SUCESSO

Processo

Ganhar - Ganha-se almas através o trabalho das células e nos eventos de colheita (que são cultos especiais com estratégias evangelísticas)

Consolidar - É o trabalho de acompanhamento e ministração ao novo-decidido a fim de levá-Lo a firmar-se no caminhar cristão, e a crescer na graça e no conhecimento de Cristo. É a primeira fase do caminhar do novo discípulo, que deverá percorrer o seguinte caminho:
- 1) Participar da Célula;
2) Ir ao encontro;
3) Matricular-se na Escola de Líderes;
4) Tornar-se um Líder de Célula.

Treinar/Discipular - O treinamento do novo crente inicia-se já na célula de multiplicação, amplia-se no Encontro, prossegue na Escola de Líderes, e desenvolve-se através do seu trabalho prático e efetivo na nova célula de multiplicação a ser por ele formada e liderada.

Enviar - Estando preparado, o novo crente inicia imediatamente a sua missão trabalhando em uma célula de multiplicação - ele agora vai trabalhar para ganhar sua família,seus amigos e muitas outras pessoas para o reino de Deus,com o acompanhamento e supervisão permanente do seu Discipulador.

O discipulado
 
Ganhar
Consolidar
Discipular
Enviar
Oração por três (30 dias)
Fonovisita em
24 horas
Escola de Líderes
Montar sua própria
equipe de encontro
Jejum por três
(30 dias)
Contato pessoal
em 7 dias
Grupo de Doze
Ter sua própria
Escola de Líderes
Evangelismo pessoal
Pré-Encontro
Formar suas próprias
Células de Multiplicação
Conquistar cidades
Células de Multiplicação
Encontro
Formar seus 144
Conquistar nações
Cultos de Celebração
Pós-Encontro
 
 
Redes
 
 
 

Esta é uma Visão poderosa e eficaz, uma estratégia infalível para evangelizar os povos. Ganhar, consolidar, treinar e levar à maturidade, em outras palavras integrar para não entregar!

Mas vejamos como cada um desses passos se desenvolve, como se pode galgar -a cada um desses degraus, sempre de forma progressiva, com consciência da importância de cada fase, e como cada pessoa envolvida nessa caminhada, vai se integrando num todo harmonioso.

1. GANHAR
Ganhar! Ganhamos vidas para Deus, para Cristo e para o reino do Seu amor, mas na verdade arrancamos as almas eternas das garras do inimigo. Ganhar e trazer e manter com segurança no aprisco do Pastor Amado!
 
Relembrando, para facilitar a compreensão, ganhamos, principalmente, de três formas:
1. Evangelismo Pessoal – numa conversa com qualquer amigo ou com qualquer pessoa;
2. Abordagem Amistosa – nas células, numa visita, num papo informal;
3. Pregação Objetiva da Palavra – mensagens, ensinos, apelos;
 
Todas essas atividades de natureza evangelística, como todas as demais atividades da igreja, devem ser conscientemente acompanhadas de jejum, oração e batalha espiritual a favor da pessoa visada!
 
Ganhar almas é compromisso solene, indispensável, de cada cristão produtivo, de cada líder e de cada discípulo ativamente envolvido no corpo de Cristo!
 
Ganhar almas é a única forma efetiva de produzir fruto espiritual! As almas são o único fruto espiritual reconhecido por Jesus! As almas que ganhamos são o fruto que produzimos ¾ que deve ser abundante e permanente! O próprio Jesus diz que é isso que glorifica a Deus!” Nada glorifica mais a Deus que ganhar almas; só almas ganhas são realmente fruto no Seu reino (João 15.1-16)!

2. CONSOLIDAR
Consolidar significa firmar, dar estabilidade, tornar sólido, seguro! Significa fazer inabalável e imperturbável, cada cristão comprometido com o Salvador!
Firmar as pessoas na fé!... É exatamente isso que precisamos fazer com os novos convertidos, com as almas que ganhamos para o nosso Deus!
Quantas ovelhas enfraquecem e se vão, devoradas pelos lobos, enganadas pelos mercenários e pescadores de aquários, ou simplesmente abandonadas pelos seus pastores descuidados, talvez “muito ocupados”!

Quantas ovelhas desgarradas, quantas desviadas, quantos rebanhos dizimados e enfraquecidos! Quantas parecem ovelhas sem Pastor!
Reflita por algum tempo!... Por que tudo isso acontece? Por que muitos pastores ajuntam em “saco furado”, trabalham duro, vivem num maldito ganha-perde, sem conseguir “integrar para não entregar?”
A explicação é simples, as razões ou os motivos é que podem ser mais complicados...

O que acontece é que um grande número de crentes não é firme na fé, não tem segurança, não tem estabilidade e não tem compromisso com Jesus. É que eles precisam ser consolidados, firmados e afirmados na fé!
Como consolidar? Como firmar a pessoa e comprometê-la com Jesus, com sua fé, com sua igreja, para que nunca se desvie e nunca se deixe levar por “qualquer vento de doutrina?”

A Consolidação começa no momento em que a pessoa recebe Jesus como Senhor e Salvador, talvez antes até como acontece com pais amorosos e preocupados, que preparam tudo para o bem do filho ainda por nascer!
 
Para uma boa consolidação, prepare a igreja, conscientize, ensine e capacite um grupo de cristãos maduros e dedicados como consolidadores!
Consolidadores são recepcionistas, assistentes ou acompanhantes conselheiros especiais, que, devidamente preparados e treinados, dedicam-se a receber e atender carinhosamente aos novos convertidos. (Veja mais sobre isso em nosso livro Consolidação).
A Consolidação continua já no dia seguinte à conversão ou decisão da pessoa para Cristo. O ideal é que dentro de, no máximo 24 horas, seja dado um Telefonema (ou fonovisita) ao “novo convertido”.
Se possível, por ocasião do Telefonema, já deve ser marcada a primeira Visita Pessoal à pessoa contatada. Nessa visita, o Contato Pessoal é de extrema importância.
 
A Consolidação se aprofunda ainda mais com a assistência dos líderes da Célula em que a pessoa passa a se envolver, com a participação da pessoa no Pré- Encontro, Encontro, Pós-Encontro e Escola de Líderes.
 
Recapitulando, a Consolidação é feita, então, pela...
1- Orientação Inicial – Primeiro contato (ainda no culto);
2- Telefonema – (ou Fonovisita);
3- Visita – (ou Contato Pessoal);
4- Pré Encontro – Encontro – Pós Encontro;
5- Freqüência à Célula e Escola de Líderes.

3. DISCIPULAR
É o treinamento do novo convertido que realmente o firma na fé e o prepara para uma vida cristã, produtiva e reprodutiva no reino de Deus (Efésios 4.11-16)!
 
Treinar é ensinar, testar, provar e aprovar pessoas sérias e interessadas para realizarem o trabalho do Senhor.
 
Esse treinamento é feito principalmente na Escola de Líderes. É preciso enfatizar, contudo, que, a participação constante numa Célula e o envolvimento no Grupo de Liderança, são partes essenciais desse processo de firmar e afirmar, de levar à maturidade cristã o novo crente.

4. ENVIAR
Enviar é mandar, liberar cada cristão já treinado para o trabalho de produção e reprodução de Fruto de Almas, Vidas único fruto permanente!
 
“Como pregarão, se não forem enviados?” (Romanos 10.15). Assim questiona o grande apóstolo! Sair, ir, ato autoconsciente, ou sendo enviado pelo seu Pastor ou Líder, a cumprir a suprema ordem de evangelizar, de ganhar almas para Cristo...
 
Mas só depois de devidamente treinada e aprovada, é que uma pessoa deve ser enviada a começar sua Célula de multiplicação e envolver-se no Discipulado!